PARQUE BIOLÓGICO DE VINHAIS

Descrição do Parque Biológico de Vinhais




O Parque Biológico de Vinhais é um equipamento público instalado pela Câmara Municipal de Vinhais.
Pretendemos com este projecto transformar uma região de passagem numa região de estadia, um destino de férias e de fim-de-semana, apelando aos valores naturais que permitem um crescimento sustentado. É um equipamento que pretende preservar, divulgar e interpretar a paisagem típica da região.

O local escolhido foi o viveiro de Prada, incluído no Perímetro Florestal da Serra da Coroa a escassos 3 km do centro de Vinhais em pleno Parque Natural de Montesinho.

O Parque Biológico de Vinhais tem quatro valências fundamentais: a interpretação da paisagem da região nas suas componentes naturais (flora, fauna, geologia, etc.) e culturais (história, arqueologia, etnografia); Educação Ambiental, conservação da natureza e biodiversidade, desenvolvimento do turismo; em especial do ecoturismo do recreio e lazer da população.

A estratégia passa pela realização de uma exposição permanente de forma que o visitante tenha a possibilidade de fazer uma primeira interpretação da região, de percursos à descoberta da natureza, pela colocação de painéis informativos ao longo de todo o percurso pedestre, pela elaboração de programas de educação ambiental a fim de obter uma sensibilização da população, em especial do público escolar que os leve a participar activamente na resolução de problemas ambientais.

O Parque Biológico de Vinhais é dotado dos seguintes equipamentos: Centro de Acolhimento dos visitantes e recepção; Bar; Parque de Merendas; Parque de Campismo Rural; Clínica Veterinária; Colecção de Animais e Jardim Botânico.

O Centro de Acolhimento é a instalação nuclear do Parque Biológico de Vinhais e serve de recepção, centro de interpretação, loja e administração.
No centro de acolhimento será instalada uma exposição permanente e em perfeita harmonia com a natureza envolvente existe um pequeno bar que acolhe o visitante com simpatia. Este dispõe de refeições rápidas ou apenas para um breve descanso. Localiza-se um pequeno espaço de acesso livre para o público em geral.

Mesmo que não queira entrar no Parque Biológico de Vinhais, pode desfrutar de um ambiente propício para com os amigos ou família comer uma saborosa merenda à sombra dos pinheiros que preenchem o Parque de Merendas. Os aventureiros têm agora em Vinhais um Parque de Campismo Rural perfeitamente equipado para receber campistas nas zonas de tendas e caravanas ou para os mais exigentes os 4 Bungalows onde se conjuga o conforto de uma casa com os sons e cheiros da natureza. Cada bungalow possui 2 quartos e cada quarto tem duas camas individuais. Estão equipados com cozinha, casa de banho, hall de entrada/sala de estar (mesa, cadeiras, sofá, frigorífico). Disponibilizamos roupa de quarto, banho e equipamento de cozinha.

Da recuperação do antigo forno da casa do guarda resultou a Clínica Veterinária, equipada com uma sala de tratamentos que permitirá dar resposta às necessidades médicas da colecção de animais do parque. Com a mesma função de outros tempos, após obras de recuperação este espaço acolhe também as salas de preparação e armazenamento de alimentos dos animais, balneários de serviço e armazém. Para prossecução dos objectivos de educação ambiental e interpretação da natureza, o parque tem uma colecção de animais em cativeiro, exclusivamente da fauna da região, selvagens e domésticos. As colecções de animais existentes dispõem de espaço adequado à sua segurança garantindo o seu bem-estar.

A colecção do parque integra, entre outras, as seguintes instalações e espécies:
- Mamíferos selvagens: corços, veados e javalis
- Mamíferos domésticos: porco bísaro, boi mirandês, burro mirandês, cordeiro (Churra Galega Bragançana)
- Aves de rapina diurnas e nocturnas irrecuperáveis, aves aquáticas em semi liberdade, perdizes (2 espécies), pombo torcaz, rola brava, etc
- Outras aves em estado de não cativeiro
- Outros mamíferos em estado selvagem

Tendo a área um carácter geológico particular e complexo, o maciço ultrabásico, apresenta também uma flora e uma vegetação muito característica onde aparecem alguns endemismos. Numa área de 2000m2 está a ser instalada uma variedade de plantas da região devidamente identificadas.

A partir do núcleo base do Parque Biológico de Vinhais são propostos percursos até 3 núcleos complementares: o Alto da Ciradelha, a Charca da Vidoeira e a Barragem de Prada. No Alto da Ciradelha foi colocado um observatório em madeira com suporte de informação e para melhorar o conforto dos visitantes, num local com ventos constantes. Houve o cuidado de assentar este abrigo num afloramento rochoso de forma a preservar os vestígios arqueológicos. Aqui devem ser iniciadas as visitas descobrindo a paisagem e a pré-história local tendo como inspiração o castro existente. A Charca da Vidoeira é um lago artificial que foi construído para servir de reservatório de água de rega do viveiro florestal e para abastecimento dos bombeiros em caso de incêndio florestal. Além da renaturalização das margens, foi instalado um abrigo/observatório de modo a poderem ser feitas observações de fauna especialmente durante a noite, pelo que tem condições elementares de pernoita para pequenos grupos (cadeiras de descanso). Na Barragem de Prada foi criada uma zona de observação de aves aquáticas típicas de lagoas de altitude, de presença e abeberagem de outros animais. Junto ao estradão foi colocado um abrigo-observatório, com informação e na albufeira serão criadas algumas ilhas artificiais, flutuantes para abrigo e nidificação de aves. Para um merecido descanso desta viagem à Natureza sugerimos a Hospedaria do Parque, um novíssimo equipamento instalado num bem enquadrado e antigo solar setecentista que se encontra a 2Km do parque na aldeia de Rio de Fornos. Tem a capacidade para 54 pessoas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guinness World Records

Os "Mamoteiros" no Mundo

"AMAVIL"