Guinness World Records


O Maior Assador de Castanhas

O Guinness World Records para o maior assador de castanhas foi aprovado no 1 de Novembro passado en Vinhais (Portugal).

O Assador de Castanhas é um utensílio em ferro que durante séculos serviu para assar um fruto que, no tempo frio, estava na base alimentar das populações e era também utilizado para alimentar o porco (animal que também esteve e está na base alimentar dos transmontanos). Associada a tradição popular dos antigos assadores a uma forma de promoção deste produto de tanta qualidade, no município de Vinhais surgiu a ideia de construir um assador gigante e recriar o tradicional "magusto" das noites frias de Outono e Inverno.

Con umas medidas de 9,5 metros de comprido, inclusive o cabo, 5 metros de diâmetro, e um peso de 600 Kgs, o assador tenhe a capacidade de assar 1,000 Kgs de castanhas ao mesmo tempo. Sem dúvida, o maior assador de castanhas do mundo.

O assador foi construido num modo absolutamente artesanal seguendo os modos e modelos traidionais.

Na RuralCastanea - Festa da Castanha anual de Vinhais, durante quatro dias, milhares de pessoas visitaram Vinhais para verem o Assador Gigante, provar a castanha de Vinhais, e celebrar Magustos, onde os amigos e famílias juntaram-se à volta do maior assador de castanhas do mundo para comer, beber-se a jeropiga, a bebida tradcional que acompanha as castanhas, fizeram-se brincadeiras , as pessoas enfarruscaram-se com as cinzas, cantaram-se cantigas e comprar vários produtos regionais no Mercado das Colheitas de Outono. Esta festa foi um grande impulso para a economia local e que começa a colocar a castanha de Vinhais na mira dos paladares exigentes.

Um terço da castanha produzida em Portugal é da região de Trás-os-Montes e constitui uma das principais fontes de rendimento dos agricultores, daí se ter criado a CACOVIN, uma pequena fábrica que recolhe toda a castanha produzida no Concelho de Vinhais e a escoa, não só para Portugal, mas, também, para várias partes do mundo.

Com este Guinness World Record Vinhais conseguiu projectar o seu nome, enquanto grande produtor de castanha de elevada qualidade, para todo o país, tendo, inclusivamente, sido convidada pela Capital de Portugal - Lisboa, para levar o Maior Assador de Castanhas do Mundo para a maior praça do país, o Terreiro do Paço, bem no centro da capital, no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho, o dia dos magustos.

Durante toda a tarde milhares de visitantes puderam ver e fotografar o Maior Assador de Castanhas do Mundo e provar a boa castanha de Vinhais assada.

Comentários

nani disse…
Estive em Vilarinho de Lomba à 35 anos, tinha eu 5 anos. Conheci a família da minha avó materna, que mais tarde perdi o contacto.
Gostava de reencontrar a família…
A minha avó chamava-se Encarnação Rodrigues, nasceu no Brasil , passou por Vilarinho e depois foi viver para Vila Nova de Gaia. A minha tia avó chamava-se Amélia Rodrigues Prieto também nasceu no Brasil, quando veio para Portugal ficou a viver em Vilarinho de Lomba, terra do meu bisavô materno.
Acho que tenho uma prima chamada Helena…
Lembro-me de uma fonte com peixinhos no meio da aldeia, de atravessar um rio em cima do burro para ir a Espanha fazer compras, e de brincar com uma prima a quem chamavam “cantadeira”.
Não me lembro de muito mais…
Se me puderem ajudar…
paulo neves disse…
ola nani
concerteza te vou ajudar no que puder

um abraço

Paulo Neves


paulocesarneves046@gmail.com

Mensagens populares deste blogue

Os "Mamoteiros" no Mundo

"AMAVIL"