Os "Mamoteiros" no Mundo


Ao longo dos tempos, os filhos do nossa terra espalharam-se pelos quatro cantos do Mundo, enriquecendo e desenvolvendo outras paragens.
Assim, Vilarinho de Lomba, através da sua história foi fábrica de mão-de-obra para o Mundo.
Contam os antigos que, inicialmente a emigração era efectuada para a Argentina e Brasil.
Eram outros tempos, outras épocas, a vida não era fácil!... radicaram-se nessas terras e nunca mais voltaram!...
Provavelmente, essa não era a sua vontade, mas eram outras as leis da vida!...
Na década de sessenta e setenta, grandes grupos passaram fronteiras, seguiram o seu destino para terras de Espanha, França, Itália e Suiça.
Aí se radicaram à procura de uma vida melhor e ano após ano, aplicaram as suas economias em instituições bancárias, investiram em prédios rústicos e urbanos e na aquisição das suas viaturas.
Estas atitudes sublimes e louváveis foram enriquecendo a nossa terra a o nosso próprio país.
Todos estes emigrantes, com a sua fé, com a sua coragem e muito sacrifício, souberam impor-se e vencer na vida. Souberam dar aos seus filhos aquilo que alguns deles nunca tiveram.
Queremos realçar que, felizmente, muitos dos nossos emigrantes apresentam-se como empresários de sucesso.
Não podemos falar só de emigração.
Dentro do próprio país a migração também se manifestou. A saída das pessoas para a área da grande Lisboa e seus arredores, para a cidade Invicta - Porto, para Braga, Bragança, Aveiro, Alentejo, Algarve, etc, deixou a maior parte das aldeias desertificadas. As pessoas preferiram os meios grandes, os meios citadinos onde havia maior facilidade de emprego. Aí se radicaram e refizeram a sua vida.
Mas quando bate a saudade e quando as férias chegam, a Antiga Aldeia, reveste-se de vida com a chegada dos filhos à Terra Mãe.
Hoje a vida é mais fácil, os tempos são outros!... os meios de comunicação evoluíram muito, as televisões de todo o mundo estão interligadas e as notícias passam na hora; a Internet é uma realidade no mundo. Por isso, apesar das distâncias, conseguimos estar mais perto uns dos outros.

Texto elaborado por
Maria Berta Maldonada Malta

Comentários

paulo neves disse…
muito obrigado Maria Berta pelo exelente texto realizado.

Mensagens populares deste blogue

Guinness World Records

"AMAVIL"